quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Grupo Shama, NUDS, DCE e coletivos LGBT da UFU, realizam a Semana da VISIBILIDADE TRANS



Desde o dia 26 de janeiro o Núcleo de Diversidade Sexual - NUDS, da Prefeitura Municipal de Uberlândia, a Associação Homossexual de Ajuda Mútua - Shama e o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia – DCE e coletivos LGBT da UFU realizam várias ações para marcar a Semana da Visibilidade Trans em Uberlândia.

Celebrada no Brasil como “Dia da Visibilidade Trans” no dia 29 de janeiro desde 2004, a data foi instituída pelo Movimento LGBT no Congresso Nacional, através do Ministério da Saúde, quando foi lançada uma campanha pela cidadania e saúde para o público de travestis e transexuais. “Estas ações tem como objetivo ressaltar a importância da visibilidade e o respeito às travestis, transexuais e transgêneros na sociedade brasileira", afirmou o Coordenador do NUDS, Marcos André Martins, destacando que em Uberlândia o movimento decidiu estender as atividades por uma semana, devido à necessidade de conscientização maior sobre o tema.

O que é ser Trans*?

Trans” é um termo genérico para designar as pessoas Travestis, Transexuais e Transgêneros que são os representantes do “T” na sigla LGBT. A transgeneridade refere-se à condição onde a expressão de gênero e/ou identidade de gênero de uma pessoa é diferente daquelas atribuídas ao gênero designado no nascimento. O prefixo “trans” significa "além de", "através de". Esses grupos não são homogêneos dado que a não identificação com o gênero de nascimento se dá em graus diferenciados e refletem realidades diferentes. Ou seja, são pessoas que não se identificam com o gênero que a sociedade impõe a cada um de nós e cuja identidade transpõe as limitações impostas.

Veja as ações propostas durante a semana, com destaque para a atividade de conscientização na entrada do Terminal Central, no dia 29:

SEGUNDA-26/01
11h - Performance na fila do R.U (Restaurante Universitário) – Campus Santa Mônica
19h - MESA DE ABERTURA - Vida, Corpo e direitos Debatedoras: Doutora Profª. Eleusa Gallo (Psicóloga voluntária do Grupo SHAMA): Michelle Dias (Coord. do Núcleo Trans do Grupo SHAMA). Local: Auditório do bloco 5V (ESAJUP) – Campus Sta. Mônica

TERÇA-27/01
14h - CINEDEBATE.
Filme: Princesa.
Debatedoras: Ms. Qelli Viviane Dias Rocha (Doutorando em Serviço Social PUC/SP e Especialista em Políticas de Mulheres, Identidade de Gênero e Orientação Sexual); Amanda Costa (Graduanda da Universidade Federal de Uberlândia
Auditório do bloco 5V (ESAJUP) – Campus Sta. Mônica
19h - RODA DE CONVERSA - Relatos Trans:
Tema: Vamos Abrir a Roda, Enlarguecer.
Local: Centro de Convivência – Campus Sta. Mônica

QUARTA - 28/01
14h- Mesa de Debate
Tema: "A questão da transexualidade na UFU".
Debatedora: Doutora Profª Flavia Teixeira (Coord. Do Programa Em Cima do Salto - UFU)
Local: 4K Campus Umuarama.
20h - HAPPY HOUR: VRÁH!!! Local: Tenda do Blco E – Campus Sta. Mônica

QUINTA-29/01
14h - Oficina de cartazes para CONSUN (Conselho Superior Universitário)
Local: Centro de Convivência – Campus Sta. Mônica
17h - Concentração de Conscientização na entrada do Terminal Central.
End: Av. João Pessoa

SEXTA 30/0114h - CONSUN: Mobilização para aprovação do nome social de Travestis e Transexuais na UFU
Local: Em frente a Reitoria da UFU