sábado, 10 de outubro de 2015

14ª Parada LGBT de Uberlândia

 

Educar para a Diversidade: Conheça e respeite a nossa família!

Este ano os organizadores da 14ª Parada do Orgulho LGBT de Uberlândia, marcada para o próximo domingo (04/10/15), estendem a convocação para participação no evento aos cidadãos comprometidos com a defesa dos direitos humanos e da democracia, valores que, defendem, estão sendo atacados por políticos (pseudo) religiosos atuantes nas três esferas de poder do Estado brasileiro.

    “Nós, da comunidade LGBT, não devemos faltar, mas precisamos trazer conosco pessoas que queiram ser identificadas simplesmente como democratas ou seres humanos de qualquer sexo, pois precisamos reagir para impedir retrocessos sociais e políticos enormes em nosso país”, defendeu Marcos Andre Martins, coordenador do Núcleo da Diversidade Sexual - NUDS, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho da Prefeitura Municipal de Uberlândia e presidente honorário da Associação Homossexual de Ajuda Mútua -Shama.

Segundo Marcos, no município, o ataque conservador ocorreu quando a maioria dos vereadores retirou dos Planos Municipais de Educação as expressões, Gênero, Identidade de Gênero e Orientação sexual, coibindo, assim, que as escolas e seus educadores possam tratar desses assuntos no espaço escolar. “Na Câmara federal” – explicou – “Comissão Especial do Estatuto da Família, acaba de considerar família a união única e exclusiva entre um homem e uma mulher, desta forma afrontando as decisões da Justiça brasileira que vem oficializando relações homoafetivas e, além disso, negando o conceito de família para, por exemplo, mães solteiras ou mães que vivem uma segunda relação amorosa, com ou sem filhos”. O dirigente lembrou que a 14ª Parada promete ensinar à própria comunidade LGBT que não basta “sair do armário”, é preciso quebrá-lo para sempre. “Vivemos um momento histórico em que ou lutamos ou perdemos nossas conquistas pelo meio do caminho ora disputado por fascistas travestidos de religiosos” – denunciou Marcos, acrescentando que a esperada alegria do evento sempre fez e faz parte do bom combate. A 14ª Parada do Orgulho LGBT vai oferecer diversos serviços públicos gratuitos e foi antecedida de uma Semana Cultural com diversas atividades e palestras em vários espaços públicos da cidade, e pela primeira vês estendeu também essas ações para a cidade de Ituiutaba em parceria com o Campus Pontal da UFU. A concentração começa a partir das 14 horas na Praça Clarimundo Carneiro, com apresentações artísticas e culturais, além de serviços de saúde e sorteios de prêmios oferecidos por diversos parceiros. A passeata está prevista para as 18hs, seguindo pela Rua Bernardo Guimarães, Av. Floriano Peixoto, contornando o Fórum e finalizando na Praça Sérgio Pacheco.