terça-feira, 29 de dezembro de 2015

COMITÊ TÉCNICO ESTADUAL DE SAÚDE INTEGRAL LGBT... TEM REPRESENTANTE DO GRUPO SHAMA!


No ultimo dia 16 de dezembro, o presidente do Grupo Shama, Edmar Sierota, foi eleito para representar o segmento "gay" no Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral LGBT, da Secretaria de Estado de Saúde durante plenária que aconteceu em BH, com a presença de mais de 50 ativistas do movimento LGBT do Estado de Minas Gerais, para esta finalidade.

O dirigente do Grupo Shama, disse que, "a partir deste momento o mais importante é podermos fazer contato com instituições e lideranças LGBT para catalogar todas as necessidades de cada um dos públicos para poder apresentar neste comitê. Complementou ainda que, mensalmente o comitê se reunirá, aonde estão representantes de todas as áreas de Saúde do Estado. Um grande passo para que nós do movimento social possamos ser ouvidos na construção de saúde pública, afirmou Edmar Sierota". O comitê é formado por 02 representantes gays, 02 de lésbica, 01 de homens transexuais, 01 de mulheres transexuais, 01 de mulheres travestis 01 de homens bissexuais 01 de mulheres bissexuais, além de outros representantes governamentais.

O Comitê Técnico de Saúde Integral LGBT terá como principal objetivo auxiliar e monitorar a implementação das ações de saúde para a população LGBT no Estado de Minas Gerais, configurando-se com um espaço consultivo de gestão e de fortalecimento do controle social, sendo portanto, importante que seus representantes da sociedade civil tenham conhecimento do funcionamento do Sistema Único de Saúde, afinidade com o campo da saúde pública e histórico de militância e defesa dos direitos LGBT no ambito da saúde integral.