quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

NUDS e Grupo Shama participa de lançamento de Livro sobre direitos humanos na OAB Uberlândia


O Núcleo de Diversidade Sexual (NUDS), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho - NUDS e o Grupo Shama participaram, no dia 10 de dezembro, do I Encontro Regional de Direitos Humanos, realizado pela OAB Uberlândia na sua 13a Subseção, por meio da Comissão de Direitos Humanos, do qual o coordenador do NUDS, Marcos Martins, faz parte. O evento, dentre outras atividades, lançou o primeiro livro da OAB sobre o tema - Direitos Humanos - Da Legalidade à Efetividade, composto por 16 artigos, lançado também para comemorar a data da edição da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). “Nossa contribuição para o livro é o registro da nossa realidade nacional e as conquistas, ainda insuficientes, obtidas em mais de uma década de lutas em Uberlândia e no país pela afirmação do respeito aos direitos humanos de LGBTs”, declarou Marcos Martins, pontuando que as questões da comunidade LGBT estão inseridas no contexto maior dos direitos humanos e que é nessa ampliação que se pode aumentar o espaço democrático da própria sociedade.

O encontro iniciou com uma roda de conversa com representantes de movimentos sociais de diversas áreas, com destaque para o presidente do Grupo Shama, Edmar Sierota, seguido de um bate-papo com a participação dos professores da Universidade Federal de Uberlândia Dra. Marrielle Maia Alves Ferreira e Dr. Rodrigo Vitorino Souza Alves sobre Direitos Humanos nos Sistemas Internacionais.

A Exposição “Bendito o Fruto - 10 anos das Mães de Maio”, de Vinícius Souza, Maria Eugênia Sá e Maya Frames foi apresentada aos participantes do encontro no hall. O objetivo de exposição foi mostrar o drama e a luta dos familiares de jovens mortos nas periferias das cidades paulistanas por meio de fotografias em suporte inovador e de alto impacto: cruzes duplas apoiadas diagonalmente no chão, numa linguagem transversal entre a fotografia documental e a arte conceitual.

Direitos Humanos - da Legalidade à Efetividade

O livro Direitos Humanos - da Legalidade à Efetividade é uma realização da Comissão de Direitos Humanos e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das instituições democráticas que lutam pela defesa dos Direitos Humanos. A obra é organizada pelas advogadas Aline Cristina Moura, Flávia Brito e Jaqueline A. Fernandes Sousa, e traz em seu penúltimo artigo o tema: “Combater a Homofobia/Transfobia é Defender a Cidadania e os Direitos Humanos”, desenvolvido pelo coordenador de NUDS.